sexta-feira, 4 de março de 2022

Tradições de carnaval em Portugal

Portugal

 

        Comemorado em Portugal desde o século XV, o entrudo foi exportado pelos portugueses para o Brasil, de onde regressaram no Século XX os elementos modernos do samba, que atualmente influenciam o Carnaval de algumas localidades portuguesas. Segundo alguns autores e historiadores, o Carnaval da Madeira, em Portugal, que remonta ao período áureo da produção de açúcar, no século XVI, e a sua ligação aos escravos enquanto porto de passagem de bens e pessoas, teria acompanhado a expansão do comércio internacional açucareiro no Atlântico a partir daquela ilha, influenciando as tradições carnavalescas do Brasil com as tradições e expressões lúdicas madeirenses. 
Ainda que seja uma festa com maior destaque nos meios urbanos (onde é mais frequente a influência do Carnaval do Brasil), possui ainda características e tradições próprias, mais evidentes no Carnaval das zonas rurais do interior do país. 

Com características próprias em cada localidade, os carnavais portugueses mais notórios são o de Ovar, Estarreja, Madeira, Loure, Nazaré, Podence, Loulé, Sesimbra, Sines, Elvas, Torres Vedras e Canas de Senhorim.




(Caretos de Podence - Património Imaterial da Humanidade)



                                                       (Cabeçudos e Gigantones)

 

(Carnaval na Madeira)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Natal Europeu...

  No presente ano letivo, a celebração do Natal não contou apenas com as tradições dos países europeus. Devido à escola ser cada vez mais mu...